logotipo
menu Visite Trigo é saúde! Home Tira dúvidas Dieta da gestante Quiz Dieta infantil A quatro mãos Animações
Home /

Você conhece o ácido fólico?

Essa vitamina, que aparece na farinha, não pode faltar na dieta da gestante

ácido fólico B9, folato, ácido fólico. Não importa a denominação. Cheia de propriedades, essa vitamina do complexo B aparece em estudos como aliada contra males cardiovasculares e depressão. Ela também é capaz de afastar um tipo de anemia, já que favorece a produção das hemácias, os glóbulos vermelhos.

Entretanto, sua mais nobre atuação é a prevenção de malformação fetal. Daí ser tão importante para as grávidas. “O ácido fólico barra danos no sistema nervoso”, diz a nutricionista Lara Natacci Cunha, da Dietnet Assessoria Nutricional, em São Paulo, e autora do livro Dietbook Gestante. Um estudo publicado no periódico científico Birth Defects Research confirma esse benefício. Cientistas americanos analisaram dados de mais de 7 mil gestantes e observaram que o consumo adequado da substância ajuda no desenvolvimento do tubo neural do bebê. Eles também chamaram a atenção para outros integrantes do complexo B, além da vitamina A e de sais minerais.

“É essencial que os níveis de folato estejam satisfatórios desde a fecundação, quando as células do embrião começam a se multiplicar, pois ele participa da divisão celular”, explica Lara.

Entre as fontes do nutriente, estão a lentilha, o espinafre, o grão-de-bico e as nozes. E, por determinação do governo, a partir de 2002, toda farinha comercializada no Brasil precisa receber doses extras da substância. Consequentemente os alimentos que a utilizam como matéria-prima acabam mais nutritivos também.

O uso da farinha de trigo como veículo para o combate desse tipo de problema é eficaz justamente porque se trata de um produto que alcança as mais diversas populações e está no dia a dia das famílias.
1/1
bebe.com.br


Home Tira-dúvidas Dieta da gestante

Quiz Dieta infantil A quatro mãos

Animações

Copyright © 2017 – Editora Abril S.A. – Todos os direitos reservados
trigo e saude Gestantes e crianças