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Aposte nos cereais integrais

Eles afastam a prisão de ventre na gestação

cereais integrais Anote a receita para dar um empurrãozinho ao trânsito intestinal: capriche no consumo de frutas, hortaliças, feijões e cereais, caso do trigo. Outra sugestão é incluir no cardápio as versões integrais de massas, pães e biscoitos. É que todos esses ingredientes são fontes de fibras, as maiores aliadas contra a constipação.

“A prisão de ventre é comum na gestação”, comenta a nutricionista Lara Natacci Cunha, da Dietnet Assessoria Nutricional, em São Paulo, e autora do livro Dietbook Gestante. O desconforto costuma surgir logo nos primeiros meses por causa das alterações hormonais. “A progesterona pode interferir com o funcionamento do intestino”, diz. E, conforme o bebê cresce e o útero expande, os órgãos da região da barriga acabam mais pressionados e isso também atrapalha a digestão.

Para minimizar o problema, além de investir em alimentos fibrosos, é fundamental estar muito bem hidratada. “O ideal é tomar pelo menos oito copos de líquidos por dia”, ensina Lara. Água, suco natural e água de coco são as sugestões da expert. Outra dica é fracionar as refeições e mastigar bem.

Vale ainda praticar alguma atividade física, como a caminhada. “Mas é imprescindível conversar com o médico que acompanha o pré-natal antes de iniciar qualquer exercício”, frisa a nutricionista. Um aviso importante é o de nunca tomar laxante sem o aval do obstetra.
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