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A leveza das massas

Confira receitas saudáveis que ajudam a afastar a obesidade

A leveza das massasFotos: Fábio Castelo
Produtora de objetos: Andréa Silva
Produtora culinária: Áurea Soares
Produção: Pepper e Roupa de Mesa
Jamais caia na onda de que gestantes devem comer por dois. Claro que a grávida não deve passar fome e fazer regimes. Porém exageros à mesa só fazem aumentar o risco de quilos extras, que, além de prejudicar a futura mamãe, podem afetar o bebê. Estudos mostram que grávidas obesas têm maior probabilidade de se tornar diabéticas e hipertensas, o que pode antecipar o parto.

A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo, ensina alguns macetes para você não sair da linha:

• Estabeleça horários fixos para as refeições. Nada de ficar beliscando bobagens o dia todo, pois esses petiscos estão na raiz do exagero;

• Não repita os pratos. A única exceção é para saladas de folhas verdes.

• Cuidado com as calorias das bebidas. Evite produtos muito açucarados. Prefira água e sucos naturais bem diluídos.

• Fracione as refeições. Você pode comer até oito vezes ao dia, mas, obviamente, sempre em pequenas quantidades.

• Por fim, é bom lembrar que no cardápio da gestante há espaço para todos os nutrientes, proteínas, gorduras e carboidratos, que podem vir das massas. Veja agora duas opções de macarrão com molhos riquíssimos em nutrientes, mas bem leves.

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