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Comida nutritiva nas férias

Garanta um cardápio saudável mesmo no período de folga da criançada

Comida nutritiva nas férias Ainda que o tempo das férias não exija total disciplina, já que os horários tendem a ser maleáveis, é importante garantir um cardápio saudável para que a criançada permaneça com disposição para as brincadeiras. “Esse período costuma ser de uma maior liberdade, o que pode, inclusive, influenciar na alimentação”, afirma a nutricionista Lara Natacci, da Diet Net, na capital paulista.

Entretanto, a expert diz que vale priorizar o equilíbrio e as boas combinações. “Não é de todo mal liberar a guloseima, desde que se coloque um limite”, ensina. A dica é incluir o doce, por exemplo, dentro de um contexto bem balanceado, de preferência depois de uma refeição nutritiva. “Dá para ir ao cinema ou ao teatro e fazer um lanchinho fora dos padrões, e, depois, ao voltar para casa, retornar às refeições saudáveis”, aconselha Lara. Segundo a especialista, o cardápio deve ser completo, ou seja, não podem faltar os alimentos energéticos que são os pães, as massas, o arroz, a batata e o milho. Também são indispensáveis os construtores, isto é, as carnes, os ovos, os leites e derivados; e, ainda, os alimentos reguladores, representados por frutas e hortaliças. “Alguns nutrientes também merecem destaque pela sua importância. É o caso do cálcio, presente nos alimentos lácteos; do ferro, das carnes e dos feijões; do zinco, vindo de carnes e de cereais integrais e; por fim, das vitaminas A e C, que aparecem no leite, no ovo, no fígado, nos vegetais alaranjados e nas frutas cítricas”, ressalta.

A boa hidratação é outra estratégia fundamental, especialmente nas férias de verão. “A criança precisa beber pelo menos quatro copos de água por dia”, indica. A sugestão é a de oferecer o líquido em pequenos volumes. “Sucos de frutas como o melão e a melancia, além de água de coco também são bem-vindos”, sugere.

E que tal chamar seu filho para participar da preparação da comida durante as folgas? Trata-se de uma divertida estratégia que promove bons hábitos alimentares. Convide o pequeno para preparar lanchinhos, como os que aparecem a seguir:

Sanduíche com patê de cenoura

Sanduíche colorido

Sanduíche de ovo

Bruschetta de figo

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