logotipo
menu Visite Trigo é saúde! Home Tira dúvidas Dieta da gestante Quiz Dieta infantil A quatro mãos Animações
Home /

Abaixo a obesidade!

Confira dicas para combater esse problema de saúde

obesidade infantil  Um levantamento publicado recentemente na revista científica The Lancet mostra que o número de crianças obesas continua a aumentar no mundo todo. Segundo estimativas de pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, a meninada dos Estados Unidos, por exemplo, pesa cinco quilos a mais do que a turminha norte-americana de 30 anos atrás.

Aqui no Brasil, a taxa de obesidade pulou de 7% na década de 1970 e agora já atinge 25 %. É fundamental adotar medidas para tentar conter esse crescimento, afinal trata-se de um problema sério de saúde. O acúmulo de quilos além da conta contribui para males que vão de danos articulares até doenças cardiovasculares, passando por baixa autoestima, entre outros.

Entre as estratégias de prevenção, vale incentivar a molecada a praticar exercícios físicos desde cedo. Mas, veja bem, especialistas recomendam atividades que a criança realmente goste, sem forçar a barra.

Outra medida eficiente é estimular hábitos saudáveis à mesa ainda nos primeiros anos de vida. Cientistas afirmar que comer direito no café da manhã colabora para o peso adequado. Trata-se também de uma refeição indispensável para a disposição. Pães integrais, lácteos e frutas são excelentes opções para o cardápio matinal.

O consumo de lanchinhos equilibrados na hora da merenda é mais um ponto essencial. “Sanduíches com queijo branco são perfeitos”, sugere a nutricionista Vanderli Marchiori, consultora do nosso site. Além do carboidrato, vindo do pão, eles oferecem cálcio, o mineral dos ossos.

E que tal investir em molhos feitos com hortaliças para acompanhar o macarrão? Além de incrementar as receitas com mais sabor e texturas diferentes, os vegetais são ricos em vitaminas e minerais essenciais para a criançada. “Cenoura, beterraba e mandioquinha são ótimas opções”, indica Vanderli.

Convide seu filho para participar da preparação dos pratos sempre que possível. Diversos estudos mostram que essa prática favorece a dieta mais equilibrada, com o devido espaço para verduras e frutas.

Veja, a seguir, algumas receitas nutritivas e divertidas para incluir no dia a dia:

Nhoque de abóbora
Sanduiche de patê
Gravatinha de salmão
1/1
Projetos Especiais


Home Tira-dúvidas Dieta da gestante

Quiz Dieta infantil A quatro mãos

Animações

Copyright © 2017 – Editora Abril S.A. – Todos os direitos reservados
trigo e saude Gestantes e crianças