Trigo é saude

Trigo é saude

Dietas da moda funcionam?

Veja a opinião da nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso

Dra. MarianaFoto: Bruno Gabrieli Você já ouviu falar da dieta antiglúten? Trata-se de um plano alimentar que proíbe o consumo de pães, massas e outros alimentos derivados de cereais como a aveia, o trigo e o centeio.

Embora não tenha nenhum fundamento científico, a dieta está na moda e, assim como outros cardápios que pregam restrições, ela pode causar prejuízos à saúde.

Para falar sobre o assunto, convidamos a nutricionista Mariana Del Bosco, do Departamento de Nutrição, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a Abeso.

Confira agora a entrevista exclusiva:

Trigoésaúde: Qual a sua opinião sobre a chamada dieta antiglúten? Mariana Del Bosco: Trata-se de uma dieta da moda, que carece de embasamento científico. A restrição do glúten - que é uma proteína encontrada em alguns cereais - só é indicada aos portadores de doença celíaca depois da avaliação criteriosa de um médico.

Trigoésaúde: Existe algum mecanismo que aponte o glúten como o estopim para o ganho de peso? É verdade que ele causa uma inflamação que leva à obesidade? Mariana Del Bosco: Outra vez, acho importante explicar o mecanismo da doença celíaca. Nos celíacos, um dos componentes do glúten, chamado de gliadina, é capaz de desencadear uma resposta inflamatória, que pode danificar os enterócitos, ou seja, as células intestinais.

O resultado desse processo é diarreia, má absorção de nutrientes e comprometimento do estado nutricional. Geralmente, a intolerância ao glúten leva à perda de peso e não o contrário, como se apregoa por aí.

Trigoésaúde: Qual a sua opinião sobre outras dietas que excluem pães, massas e biscoitos, ou seja, restringem o consumo de carboidrato? Mariana Del Bosco: É difícil manter essa restrição por longos períodos. As pesquisas apontam que dietas muito restritivas levam a novo ganho de peso.

Trigoésaúde: É verdade que a escassez de carboidrato pode ocasionar a ataques de gula? Mariana Del Bosco:A privação de energia pode, sim, levar ao consumo exagerado nas outras refeições. A chave para o emagrecimento saudável é reduzir o total de calorias de forma balanceada, com a orientação de um nutricionista.

Trigoésaúde: Qual, na sua opinião, seria o maior prejuízo relacionado à escassez de carboidrato do cardápio? Mariana Del Bosco: Em primeiro lugar, a dieta restritiva não faz parte do processo de reeducação alimentar e, por isso, não é uma estratégia que pode trazer bons resultados a longo prazo.

Além disso, a falta de energia pode comprometer o pique para a realização das atividades diárias e de exercícios físicos. Como efeitos colaterais dessa dieta, já foram relatados dores de cabeça, cansaço, desânimo, prostração, tontura e halitose.

Trigoésaúde: Qual seria a sua dica para comer pães, massas e biscoitos de maneira saudável e sem sair da linha?? Mariana Del Bosco: Do total de calorias da dieta, a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é de que entre 55 e 65% sejam provenientes dos carboidratos, preferencialmente de alimentos integrais.

Trigoésaúde: Qual a sugestão para distribuir esse percentual? Mariana Del Bosco:O ideal é consumir até seis porções de fontes de carboidrato ao longo do dia. Dá para começar com pães ou bolos ou cereais matinais no café da manhã.

É importante fazer pequenos lanches entre as principais refeições para não passar muito tempo em jejum. Nesse caso, biscoitos e torradas integrais acompanhados de fontes de proteína, como os lácteos, são bem-vindos.

No almoço, existem inúmeras possibilidades de consumir o carboidrato. Há as massas, passando pelas batatas e pelo arroz.

E no jantar as mesmas opções são válidas. Aliás, não há razão para banir o carboidrato do prato depois das 6 da tarde. Trata-se de mais um modismo sem o menor fundamento científico.

Volto a dizer que o emagrecimento saudável não se dá à custa de proibições, mas por meio de uma dieta bem equilibrada.

Para saber mais sobre a polêmica Dieta sem glúten, veja a reportagem da revista Saúde!, da Editora Abril



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais são os alimentos indicados para melhorar o humor?Veja a resposta da nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do site Trigo É Saúde

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2010 - Conteúdo publicitário produzido pela área de projetos especiais do Núcleo Bem Estar da Editora Abril S.A.
sob encomenda de Abitrigo, ABIMA, ANIB e ABIP. Todos os direitos reservados a essas associações.