O recado acaba de ser publicado no periódico científico da Sociedade Americana de Nutrição: para diminuir o risco do diabete do tipo 2, vale apostar em itens integrais. É que eles fazem parte do seleto grupo de alimentos de baixo índice glicêmico (IG).
Se você não conhece o conceito que tem feito sucesso entre os nutricionistas, saiba que IG é uma classificação para os alimentos que contêm carboidrato de acordo com os efeitos nos níveis de glicose no sangue. Tem tudo a ver com a entrada do açúcar nas células. Grãos e massas integrais estão no time de baixo IG, ou seja, provocam uma resposta glicêmica gradual e poupam o pâncreas de trabalhos extras.
Pois bem, pesquisadores americanos do Instituto Nacional de Saúde (NIH) e da Universidade Southern California, além de estudiosos do Centro de Inflamação e Metabolismo da Dinamarca, concluíram que rechear o cardápio com essas opções é uma maneira de afastar o diabete.
Para chegar a tal conclusão, os cientistas ofereceram dietas diferenciadas para 22 voluntários com mais de 65 anos e que estavam um pouco acima do peso. Também foi recomendada atividade física durante o período.
Depois de 12 semanas, os estudiosos observaram que os idosos que receberam uma dieta de baixo IG estavam com níveis de glicose mais equilibrados e, portanto, tinham menos chances de se tornarem diabéticos.