Conheça também
o portal
gestantes e crianças

Trigo para atletas O apresentador Ronnie Von fala em seu programa “Todo Seu” sobre os benefícios do trigo para quem pratica atividade física

Pergunte ao doutor

O que são carboidratos complexos e qual a sua atuação no organismo?

Os carboidratos podem ser simples e complexos. Aqueles que têm estrutura química reduzida são chamados de carboidratos simples. Os complexos têm uma estrutura química maior, mais complexa, como o próprio nome diz. Os carboidratos simples são: frutas, mel, leite e derivados etc. Os carboidratos complexos são: batata, arroz, massa de pizza, lasanha, macarrão etc.
A diferença entre os carboidratos simples e complexos é que no caso dos simples, sua ingestão promove um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue, e isso faz com que o pâncreas tenha que liberar insulina rapidamente, o que ao longo dos anos pode provocar diabetes mellitus. Essa variabilidade glicêmica também promove liberação de radicais livres que podem ocasionar aterosclerose. Já os carboidratos complexos são absorvidos mais lentamente, de forma fisiológica, sem causar picos de glicose no sangue. Com a diminuição desses picos, também diminui a chance de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como diabetes. Por esse motivo, o consumo de carboidratos complexos é mais indicado ao organismo.
Outras perguntas
Envie sua pergunta: Nome: Email: Pergunta:  



TV Trigo é Saúde

O médico Marcello Bronstein fala sobre
o diabete.

Livros para baixar

Queremos ouvir você!

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br?