Ilustração: Nik
Segundo estudiosos japoneses, o nutriente é capaz de diminuir o risco de depressão. Os pesquisadores, de diversas universidades no Japão, avaliaram um grupo de 530 voluntários e notaram que há uma relação entre o baixo consumo da vitamina e o aumento na prevalência de sintomas depressivos. O trabalho acaba de ser publicado no periódico European Journal of Clinical Nutrition.
O ácido fólico também é fundamental durante a gestação, já que colabora para a formação do bebê. Aliás, é justamente por causa disso que, por determinação do governo federal, desde 2002 toda farinha de trigo comercializada no Brasil deve receber doses extras da substância, que faz parte do complexo B.
Além de alimentos preparados com a farinha enriquecida, caso de pães, massas e biscoitos, o ácido fólico aparece naturalmente em vegetais como o brócolis, o tomate e os feijões.