Foto: Fabio Castelo / Objetos: Andréa Silva / Culinária: Silvia Marques / Agradecimentos: M. Dragonetti
Um novo estudo, publicado no periódico The Journal of Nutrition, da Sociedade Americana de Nutrição, mostra que aliar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico com a prática de exercícios ajuda a diminuir o risco do diabete do tipo 2.
O índice glicêmico (IG) é uma classificação para os alimentos que contêm carboidrato de acordo com os efeitos nos níveis de glicose no sangue. Tem tudo a ver com a entrada do açúcar nas células. E, de acordo com diversos estudos, o macarrão integral tem baixo IG, ou seja, ele provoca uma resposta glicêmica gradual.
Mas vale ressaltar que, para ser classificada dessa forma, a massa precisa estar al dente. Isso porque a cocção exagerada é capaz de destruir a integridade do alimento e aumentar o índice. (clique aqui e confira um documento elaborado por estudiosos do mundo inteiro sobre os benefícios do macarrão).
Para a nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do nosso site e secretária da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, o novo estudo americano chega para destacar a importância de manter as taxas de açúcar estáveis. "É fundamental evitar grandes picos de insulina, o hormônio que bota a glicose dentro das células", avisa. Assim, além de afastar o diabete, haverá uma menor propensão ao ganho de peso.