Foto: Fábio Castelo / Objetos: Andréa Silva / Culinária: Silvia Marques / Agradecimentos: Roupa de Mesa, Suxxar, Pepper e Utilplast
Uma fatia de pão integral, uma xícara de café com leite, um pedaço de queijo e metade de um mamão papaia. Pode ser simples assim a receita para ficar em dia com a balança, aumentar o pique, melhorar o aprendizado e garantir até o bom humor. Tantas qualidades e ainda há quem não dê a mínima para o café da manhã. Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, chega para mostrar o quanto é importante caprichar na primeira refeição do dia.
"O consumo do café da manhã pode melhorar a saciedade e, assim, reduzir a quantidade calórica ingerida durante o dia", diz a professora Rossana Pacheco da Costa Proença, uma das autoras do trabalho, que é uma análise de pesquisas publicadas em revistas científicas.
A nutricionista Suelen Trancoso Verginio, que também participou do estudo, destaca o impacto do desjejum na capacidade cognitiva. "Há a melhora no rendimento escolar", afirma.
Outro benefício está relacionado com o esqueleto, já que essa refeição, geralmente, concentra itens ricos em cálcio, o mineral que fortalece os ossos.
E, para quem alega falta de tempo, a recomendação da dupla de experts é acordar mais cedo. "Afinal, evidências científicas demonstram muitas vantagens vindas do consumo adequado e frequente do café da manhã", diz a professora Rossana.
"Grãos integrais, frutas e produtos lácteos são itens indispensáveis à mesa", sugere Suelen.