Ilustração: Nik
Um trabalho que acaba de ser publicado no periódico científico American Journal of Epidemiology mostra que um cardápio recheado de grãos integrais é capaz de reduzir o risco de doenças dos pulmões.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam mais de 110 mil voluntários por um período de 16 anos e, entre as pessoas que consumiam mais fibras, era menor a probabilidade do aparecimento de problemas respiratórios.
Os estudiosos ainda não sabem o que estaria por trás do benefício, mas uma pista é a ação antiinflamatória desses alimentos.
Vale lembrar que os cereais integrais já são festejados há muito tempo porque colaboram para o funcionamento do intestino e são capazes de aumentar a sensação de saciedade, o que ajuda a frear ataques de gula e combater o ganho de peso. Sem contar que eles oferecem generosas porções de nutrientes, como o magnésio, o zinco e as vitaminas do complexo B.
Para que eles estejam no menu cotidiano, uma sugestão é adicionar o trigo integral ou o seu farelo na preparação de tortas, biscoitos e outras gostosuras.