Trigo é saude

Trigo é saude

Criança saudável

Bons hábitos alimentares começam na infância

Foto: Bruno Gabrieli O Dr. Fabio Ancona, nutrólogo do Departamento de Pediatria da Unifesp, fala sobre a importância da alimentação na infância

Trigo é saúde: Quais alimentos não podem faltar na dieta infantil?

Dr. Fabio Ancona: Em vez de falar em alimentos, prefiro falar em nutrientes. Não pode faltar nada do que compõe os alimentos: carboidratos, gorduras, vitaminas, proteínas, fibras, minerais, água... Em princípio, todos os nutrientes devem ser ingeridos pelas crianças porque cada nutriente tem uma função específica e importante no organismo. Dependendo da composição nutricional do alimento, a recomendação deve ser adequada – não podemos oferecer um prato de manteiga, por exemplo, mas as gorduras também devem estar presentes em porções adequadas.

Trigo é saúde: De que forma devem ser oferecidos? Em que idade da criança? Dr. Fabio Ancona: Nós seguimos a pirâmide alimentar recomendada pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. É uma pirâmide alimentar adaptada às necessidades da criança em cada uma de suas fases. Ela apresenta os tipos de alimentos que devem ser consumidos, em que quantidades e para quais idades. Conheça aqui a pirâmide

Trigo é saúde: O sr. acha que alguns alimentos deveriam ser suprimidos da alimentação da criança - como balas, chicletes, chocolate etc - ou devem ter o consumo reduzido? Dr. Fabio Ancona: Acho. Bala, chiclete, salgadinho de pacote etc, são alimentos que não agregam nada. É muito difícil falar em ‘suprimir’ da dieta, porque o componente social é bastante forte e a criança está exposta a esse tipo de alimento constantemente. Mas é importante que sejam consumidos em pequenas quantidades e, eventualmente, que sejam suprimidos da rotina – ou seja, a criança pode comer brigadeiro quando for a uma festinha, mas não pode comer brigadeiro todo dia. É preciso saber evitar desde cedo maus hábitos alimentares.

Trigo é saúde: O que seriam maus hábitos alimentares na infância? Dr. Fabio Ancona: Não ter horário para comer é um mau hábito alimentar, assim como comer na frente da TV. Está demonstrado que o “olho que enxerga supera o paladar que sente”. Costumo ilustrar essa ideia com um exemplo muito simples: as pessoas só conseguem comer um balde cheio de pipoca porque estão no escuro! É muito importante que a criança tenha contato com o alimento, que preste atenção ao que come, veja, sinta o sabor. Na frente da TV, ela mastiga de forma automática.

Trigo é saúde: O sr. recomenda alguma substituição de alimentos para as crianças, como pão branco por pão integral? Dr. Fabio Ancona: Não até a idade pré-escolar. Em criança pequena excesso de fibra pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes. A partir da pré-escola sugiro substituições eventuais, pelo mesmo motivo. Excesso de fibras na infância pode comprometer a absorção de nutrientes.

Trigo é saúde: E o componente social, como deve ser tratado? Como “competir” quando o lanchinho do colega, ou da casa do primo, parece mais gostoso? Dr. Fabio Ancona: Se a criança acha que a comida fora de casa é melhor do que a que lhe é oferecida em todas as refeições, está na hora de a mãe mudar o cardápio! Comer não é uma questão só de nutrientes. Tem um componente social muito forte ligado à comida: festas, reuniões de família, em todos esses eventos sociais a comida tem um peso importante. Temos que saber que isso existe, mas dentro dessa situação fazer com que o que é oferecido seja o mais saudável possível.

Trigo é saúde: Quais doenças, que se manifestam ainda na infância, estão diretamente ligadas à nossa alimentação? Dr. Fabio Ancona: Sobrepeso e obesidade, com dificuldades motoras, dificuldades de relacionamento social – porque o gordo é discriminado -, hipertensão, risco de diabetes tipo 2, e, se o quadro se mantém depois da infância, na vida adulta podem ocorrer as doenças degenerativas, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Trigo é saúde: O que fazer quando a criança se recusa a consumir um alimento importante? Dr. Fabio Ancona: É normal o pré-escolar recusar mais os alimentos. Ele gosta de uma alimentação monótona, da mesma cor, não gosta de variar. Isso se chama pseudoanorexia ou neofobia alimentar. Como a criança não sabe o que é o alimento, como é, tem medo de experimentar. A tendência é que isso passe. Criança que tem fome não recusa comida, salvo casos em que há algum problema emocional grave.

Trigo é saúde: O que pode estar por trás de uma recusa alimentar? Como os pais devem agir? Dr. Fabio Ancona: Provavelmente uma relação familiar que favorece esses distúrbios alimentares, com mecanismos de premiação e punição. Isso acontece com criança que passa a se sentir responsável pela alegria ou pela tristeza da família em função do que ela come. É preciso deixar a criança escolher entre aquilo que ela tiver à disposição para comer.

Trigo é saúde: Quais exemplos podemos dar a uma criança de benefícios reais dos alimentos? (Ex.: é verdade que espinafre deixa forte como o Popeye?) Dr. Fabio Ancona: Não dá para dar esse tipo de exemplo, porque os benefícios do alimento são verificados a longo prazo. Por isso é tão difícil mudar hábitos alimentares, pois os efeitos não aparecem na hora. O melhor é fazer a criança interagir o máximo possível com o alimento, levá-la à feira, mostrar o que é cada alimento, e, acima de tudo, dar o exemplo se alimentando de forma saudável.



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).