Trigo é saude

Trigo é saude

Da aveia ao amaranto

As propriedades de cada grão na receita do pão

Da aveia ao amaranto São diversas as opções de pães enriquecidos com grãos que, além de diversificar o sabor, trazem propriedades nutritivas à receita original. “A maioria dos grãos auxilia no bom funcionamento do intestino, ajuda a combater o colesterol ruim e a proteger o coração”, diz a nutricionista Regina Stikan, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Catarina, de São Paulo. No caso do pão light, muitas vezes acrescido de grãos, a nutricionista adverte que nem sempre significa que a opção é menos calórica. “A denominação light indica que houve redução parcial de algum ingrediente, como açúcar ou sódio, em geral de 25%. É preciso conferir na embalagem”, diz Regina. Para aqueles que preferem o pão torradinho, ela também avisa: “É ilusão achar que o pão torrado engorda menos. Ele apenas facilita a digestão, mas conserva as calorias”. A seguir, a nutricionista comenta os grãos mais utilizados e o que cada um deles acrescenta ao pão:

Aveia: rica em fibras, reforça o sistema imunológico e faz bem aos diabéticos porque ajuda na redução da glicose e colesterol no sangue.

Amaranto: contém cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo e vitaminas A e C, ajudando a prevenir colesterol ruim, doenças do coração e osteoporose.

Centeio: forte em fibras e sais minerais, e pobre em calorias, regula o intestino e auxilia nos processos de emagrecimento.

Castanha-do-pará: possui minerais como selênio e vitamina E, antioxidante. Por ser bastante calórica, deixa o pão mais engordativo.

Gergelim: além de saboroso, contém fibras, fósforo, zinco e cálcio. É fonte de proteína vegetal e ajuda na saciedade.

Gérmen de trigo: tem mais proteínas, ferro e potássio do que qualquer outro alimento, além de uma boa dose de vitamina E. Também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue.

Linhaça: farta em fibras, é rica em ômega 3, que auxilia em processos inflamatórios, inclusive o das gorduras abdominais.
“É imbatível no funcionamento do intestino”, diz Regina Stikan.
Semente de girassol: rica em vitaminas do complexo B, zinco e potássio, atua contra o estresse e é altamente benéfica na proteção cardíaca, por conter ácidos graxos e as gorduras insaturadas – ou seja, a gordura do bem.

Quinoa: a lisina, um de seus compostos, fortalece a imunidade e melhora a memória. Detalhe: a quinoa não contém glúten, portanto, é uma boa opção para quem apresenta intolerância à substância.



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).