Foto: Fabio Castelo
Um trabalho que acaba de ser publicado no periódico científico Medical Journal of Australia mostra que fortificar a farinha de trigo com ácido fólico ajuda a combater a deficiência dessa vitamina que é fundamental para o desenvolvimento dos bebês.
Os pesquisadores analisaram mais de 20 000 amostras de sangue, coletadas entre abril de 2007 e abril de 2010, e observaram a redução de 77% nas carências do nutriente.
O ácido fólico, que faz parte do complexo B, está envolvido na divisão celular e por essa razão é essencial desde o início da gestação. Ele também atua no fechamento do tubo neural, uma estrutura do sistema nervoso que dá origem à medula espinhal. Para completar, existem estudos que associam a vitamina à diminuição do risco de parto prematuro.
Aqui, no Brasil, por determinação do Governo Federal, a farinha de trigo passou a ser fortificada com a substância a partir de 2002. Além do ácido fólico, o alimento recebe doses extras de ferro, mineral que afasta a anemia.