Ilustração: Divulgação
No IV Congresso Mundial do Macarrão, que aconteceu em outubro de 2010, no Rio de Janeiro, um grupo de experts em Nutrição se reuniu para apontar os principais benefícios do consumo de massas e elaborar um documento científico sobre o papel do macarrão na dieta saudável.
Confira alguns dos pontos discutidos pelos especialistas:
Dietas da Moda x Carboidrato
Foto: Fábio Castelo / Objetos: Andréa Silva / Culinária: Silvia Marques / Agradecimentos: Kirk's Presentes
A especialista em Nutrição Kathy McManus, diretora do Brigham and Women's Hospital, em Boston, Estados Unidos, comentou um trabalho americano, feito com 811 voluntários, que comparou diferentes dietas da moda, entre as quais a Dieta Atkins, que exclui alimentos ricos em carboidrato.
O estudo, realizado por várias universidades, como a Harvard, mostra que para emagrecer o que importa mesmo é cortar calorias de maneira equilibrada e não banir nutrientes como o carboidrato vindo do macarrão.
Foto: Fábio Castelo / Objetos: Andréa Silva / Culinária: Silvia Marques
Produção: M. Dragonetti, Pepper
Índice glicêmico
O professor Cyril Kendall, da Universidade de Toronto, no Canadá mostrou trabalhos sobre o índice glicêmico, o IG.
O IG é uma classificação para alimentos que contêm carboidrato de acordo com os efeitos nos níveis de glicose no sangue. Tem tudo a ver com a entrada do açúcar nas células. Segundo os estudos mostrados por Kendall, o macarrão está entre os alimentos de baixo IG, ou seja, ele provoca uma resposta glicêmica gradual, assim são menores os riscos para o aparecimento do diabetes do tipo 2 e de doenças cardiovasculares.
Mas vale ressaltar que para ter baixo IG a massa precisa estar al dente. Isso porque a cocção exagerada é capaz de destruir a integridade do alimento e aumentar o índice.
Ilustração: Nik
Dieta do Mediterrâneo
Ela foi discutida pelos professores Jaime Rozowski, da Universidade Católica do Chile, e Pietro Antonio Migliaccio, da Sociedade Italiana de Ciência da Alimentação, em Roma, Itália.
Ambos os pesquisadores observaram que o macarrão, junto do pão integral, dos vegetais, dos peixes e do azeite, forma a receita dessa dieta, que é aclamada por ajudar a regular os níveis de colesterol e trazer benefícios à saúde cardiovascular.
Foto: Fabio Castelo / Objetos: Andréa Silva / Culinária: Silvia Marques / Agradecimentos: DKaza Utilidades
Combinações saudáveis
A professora Emilce Ulate, da Universidade da Costa Rica, explicou que a mistura de massas com leguminosas, ou seja, feijões, ervilhas, lentilhas e outros, resulta em arranjos de proteína de alta qualidade.
Outros especialistas também salientaram a importância de combinar o macarrão com molhos saudáveis, de preferência, aqueles elaborados com vegetais que somam à refeição vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes e protetoras.
Clique e veja o documento elaborado pelos cientistas