Trigo é saude

Trigo é saude

Trigo para o coração

Seus grãos protegem as artérias

Trigo para o coraçãoFoto: Fábio Castelo / Produção: Inah Ramos e Gleise Prates / Produção Culinária: Zulmira de Fátima dos Santos Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, afirmam que o consumo de grãos integrais é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 8 mil mulheres.

“De que esses alimentos são benéficos à saúde, ninguém tem dúvida”, diz a nutricionista Késia Quintaes, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Para Késia, o estudo merece destaque por ter sido elaborado com portadoras de diabete do tipo 2. “Os diabéticos são mais suscetíveis a problemas cardiovasculares”, diz. A professora lamenta o fato de que muitos desses pacientes acabem eliminando cereais e grãos do cardápio por falta de informação.

Diversos trabalhos científicos comprovam que as substâncias vindas dos integrais ajudam a combater inflamações nas artérias e colaboram para o equilíbrio das taxas de colesterol.

Quer aprender uma receita que contém trigo integral entre seus ingredientes? Então confira essa preparação desenvolvida pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, na capital paulista.

Salada multifibras

Rende 4 porções

Ingredientes 4 folhas de alface americana lavadas
1 xícara de trigo em grão cozido
1/2 xícara de lentilha cozida sem caldo
1/2 xícara de manga em cubinhos
4 tomates secos picados
1/2 pepino japonês picado
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo Em uma tigela, disponha as folhas de alface. Num recipiente à parte, misture todos os outros ingredientes. Coloque a mistura sobre as folhas e sirva.



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).