Trigo é saude

Trigo é saude

Aula de panificação

Uma conversa com a chef  Elen Casagrande, da Escola do Pão

Elen Casagrande De família italiana, a chef e boulangére Elen Casagrande lembra que, desde menina, ajudava sua mãe a fazer biscoitos e massas no balcão de pedra da cozinha. “Era uma época boa, quando os computadores ainda não tomavam conta de todos os interesses infantis”, diz. Autora do livro “Pão, Alimento do Corpo e da Alma”, atualmente ela comanda a Escola do Pão, no Rio de Janeiro, onde ensina os segredos e as técnicas de sua maior paixão: a panificação e suas muitas possibilidades



TrigoÉSaúde: Qual o segredo de um pão macio por dentro e crocante por fora? Elen Casagrande: Pão depende muito da receita, da mão, da fermentação correta, do forno (a vapor ou não), mas mais do que tudo depende de amor, paixão, paciência e respeito... Mas, se é para dar um segredinho, aconselho a usar vapor no forno na hora de assar o pão. Se for forno caseiro, apenas ponha umas pedrinhas de gelo em um refratário no fundo do forno antes de colocar o pão para assar e não abra a porta nos primeiros 10 minutos de cozimento.

TrigoÉSaúde: Como você percebe e avalia o consumo do pão na mesa dos brasileiros em comparação a outros países? Elen Casagrande: No Brasil, o pão é mais consumido no café da manhã, um costume que difere de outros países como França e Itália, por exemplo. Vale lembrar que o pão tanto pode complementar como até substituir refeições, se agregarmos a ele cereais e farinhas integrais e retirarmos gorduras e açúcares.

Trigo é Saúde: Quais as últimas novidades e tendências em panificação? Elen Casagrande: Acredito que está havendo um retorno da panificação artesanal, com farinhas orgânicas de longa fermentação. Na verdade, é voltar a fazer pão à moda antiga...

Trigo é Saúde: Quais tipos de pães considera mais nutritivos e por quê? Elen Casagrande: O pão pode ser um aliado, e não um vilão, se escolhido e consumido da maneira correta. Na minha opinião, os mais complexos, com farinhas integrais e grãos como quinua, amaranto, gergelim, aveia, centeio, farelo, gérmen de trigo, girassol, linhaça triturada, sem nenhum tipo de gordura e de preferência sem açúcar, são os mais completos e, portanto, mais nutritivos.



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