Trigo é saude

Trigo é saude

Mineral essencial

Saiba como o selênio trabalha para o bem do organismo

Nutritiva e saborosa O selênio foi reconhecido, em 1979, por seu papel fundamental na nutrição humana e, assim como outros minerais, é considerado indispensável para o bom funcionamento do organismo. “O selênio é um mineral que concentra diversas funções: atua nos sistemas hormonal, muscular e hepático, entre outros”, diz Mariana Otani Casseb, nutricionista do Incor (Instituto do Coração), de São Paulo. Uma de suas propriedades benéficas é atuar como antioxidante, uma vez que é um mineral essencial para a formação da enzima antioxidante chamada glutationa peroxidase. “Além disso, aumenta a eficácia da vitamina E, combatendo radicais livres e atuando na prevenção de doenças cardiovasculares. E, por inibir a oxidação de gorduras, torna-se ainda um importante fator de proteção contra a arteriosclerose”, explica a nutricionista do Incor.

O mineral também ajuda no funcionamento adequado da tireoide e ajuda o organismo a se livrar de metais como mercúrio e chumbo, substâncias nocivas relacionadas a diversas doenças, dentre elas Alzheimer, depressão e problemas renais. “Seu efeito é também anticancerígeno, porque ele aumenta a atividade do sistema imunológico”, diz Mariana. Assim, o consumo adequado de selênio está relacionado à diminuição do risco de câncer de intestino, próstata, ovários, mama e pele (porque oferece proteção contra os raios ultravioleta).

A deficiência de selênio está relacionada a uma dieta pobre, baseada em alimentos industrializados e refinados – processo que leva à perda dos nutrientes. “Dores musculares, fadiga, fraqueza muscular e manchas brancas nas unhas são alguns dos sintomas da falta de selênio”, diz a nutricionista.

Mas o mineral é facilmente encontrado nos seguintes alimentos: farelo e gérmen de trigo, castanha-do-pará, semente de girassol e peixes, como atum, arenque e salmão. A necessidade diária do mineral, segundo a nutricionista, pode ser atingida, por exemplo, com duas unidades de castanha-do-pará. “Também é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada, priorizando cereais integrais e peixes de água fria, o que garante o aporte de selênio e de muitos outros nutrientes benéficos para a saúde”, diz a nutricionista. Vale lembrar que o selênio pode ser perdido por meio da lavagem, cozimento e armazenamento, e suas concentrações nos alimentos podem variar de acordo com a qualidade do solo e da água. Portanto, os alimentos frescos e orgânicos são os mais indicados.



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