Trigo é saude

Trigo é saude

Nutritiva e saborosa

A farinha de trigo orgânica e suas qualidades

Nutritiva e saborosa Os alimentos vindos da agricultura orgânica estão cada vez mais presentes na mesa do brasileiro. “É um mercado que cresce 25% ao ano no Brasil”, diz Nardi Davidsohn, diretor da loja Quintal dos Orgânicos, em São Paulo, e consumidor de orgânicos há 15 anos. O consumidor brasileiro, contudo, costuma ingerir mais verduras, legumes e alimentos frescos orgânicos, e muitas vezes desconhece ou deixa de lado os grãos e outros produtos como, por exemplo, a farinha de trigo orgânica. “O trigo orgânico, utilizado nesse tipo de farinha, é cultivado sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos, respeitando as características do solo e preservando o meio ambiente”, explica Nardi. Ou seja, é uma agricultura baseada no tratamento natural do solo, utilizando adubos sem química.

O resultado é uma farinha supersaudável. “A farinha orgânica possui os benefícios de todo produto orgânico: por não receber agrotóxico ou química em seu cultivo, é mais segura no aspecto de prevenção de doenças como câncer, por exemplo. E, por ser mais pura, também é mais saborosa”, atesta a nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do Trigo É Saúde. Em versão branca ou integral, o ingrediente pode ser utilizado nas receitas da mesma maneira que a farinha comum.

Existem no mercado pães, bolos, biscoitos e massas feitos com a farinha de trigo orgânica. Nardi Davidsohn lembra que, para identificar a autenticidade dos produtos orgânicos, é preciso checar, no rótulo do alimento, o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), em que se lê “Produto Orgânico Brasil”. Desde janeiro de 2011, o Ministério da Agricultura tornou essa marca obrigatória. O alimento só recebe esse carimbo se atender a certas regras de cultivo, armazenamento e quantidade mínima de ingredientes orgânicos (entre 70 e 95%).



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).