Trigo é saude

Trigo é saude

Fonte de vitamina E

Óleo de gérmen de trigo: modo de usar

Óleo poderoso Uma das maiores fontes naturais de vitamina E, o óleo de gérmen de trigo traz em sua composição diversos benefícios para a saúde. O gérmen é a parte mais nobre do grão de trigo. A partir dele, a nova planta começa a brotar. “O óleo, obtido por compressão a frio, conserva íntegros os componentes do gérmen de trigo fresco”, explica a nutricionista clínica Luciana Oliveira, da Luciana Oliveira Nutrição e Consultoria, de São Paulo. Seu efeito no combate ao envelhecimento é bastante conhecido, já que a vitamina E é um dos mais eficazes antioxidantes naturais. “Trata-se de um forte aliado no combate ao ressecamento da pele, prevenindo rugas e o envelhecimento das células pela oxidação”, diz a nutricionista.

Mas não só. O óleo de gérmen de trigo tem o poder de oxigenar o sangue e demonstra ótimos resultados no tratamento de insônia, estresse, problemas hormonais e prevenção de doenças crônicas como diabetes, câncer e arteriosclerose. A questão é saber dosá-lo da maneira correta na alimentação diária, para que não fique demais ou de menos no organismo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, um adulto precisa de cerca de 10 mg de vitamina E por dia para viver bem. Portanto, antes de usá-la como suplemento alimentar, deve-se levar em conta as quantidades fornecidas na alimentação diária. “A vitamina E está presente nos óleos vegetais, como soja, milho e girassol, e em ingredientes como nozes, cereais integrais, gema de ovo, legumes e vegetais em folhas”, diz a nutricionista.

Em algumas situações, os suplementos de vitamina E são bem-vindos à dieta. “Mulheres grávidas ou em período de lactação necessitam mais de vitamina E, e também os idosos, quando apresentam dificuldade para absorver nutrientes”, diz Luciana. Mas não há registros de “hipervitaminose”, ou seja, de que o consumo em excesso tenha causado efeitos colaterais, exceto no caso de hipertensos. O segredo é ajustar a dose com a frequência de consumo. A maneira mais comum e simples de ingerir o óleo de gérmen de trigo é em forma de cápsulas. “O ideal é tomar 6 cápsulas por dia, que ao todo fornecem 9,6 mg de vitamina E, 3 pela manhã, depois do café, e 3 depois do jantar”, recomenda a nutricionista. Se consumido in natura, uma dose diária, de 1 a 3 colheres de chá, é o suficiente. Neste caso, uma boa dica é misturá-lo com iogurte, suco ou mingau de aveia. “De qualquer forma, é importante consultar um nutricionista para elaborar um menu e assim verificar o consumo real desta vitamina antes de iniciar a suplementação adequada”, recomenda Luciana Oliveira.



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).