Trigo é saude

Trigo é saude

Pequena e nutritiva

O que a aleurona do grão de trigo pode fornecer

Pequena e nutritiva A aleurona é uma pequena estrutura do grão de trigo, presente no farelo, que separa o endosperma da casca. Corresponde a apenas 7% do grão, mas é uma de suas partes mais nutritivas. Com essa descoberta, pesquisadores de vários países, entre eles o dr. Jeffrey Casper, chefe do Cargill’s Bakery Technology – centro de tecnologias para a produção de alimentos da multinacional Cargill, nos EUA –pesquisam formas de aproveitá-la na fabricação de vários produtos alimentícios.

Encontrada no farelo do trigo, a aleurona é rica em fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e niacina – na verdade, a niacina presente no trigo é encontrada exclusivamente na aleurona, e entre os seus benefícios estão o aumento do HDL, ou “bom” colesterol, o que torna seu consumo extremamente benéfico à saúde. Existem ainda estudos que relacionam os efeitos da aleurona à prevenção do câncer de intestino.

A aleurona é preservada na farinha integral, em que não há necessidade de quebra do grão de trigo e todas as suas partes são utilizadas. O grande desafio para a indústria de alimentos hoje é tornar a farinha branca (e derivados) tão nutritiva quanto a integral, descobrindo formas de aproveitar a aleurona no desenvolvimento de alimentos industrializados, como pães, bolos, waffles, macarrão e cereal matinal. Além do excelente perfil nutricional, a aleurona tem um custo relativamente baixo, o que deve popularizar a sua utilização.



Tem mensagem para você

Clique aqui e conheça alguns benefícios
dos alimentos
à base de trigo

Pergunte ao Doutor

Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas? Veja a resposta da nutricionista Juliana Zanetti, do Hospital São Camilo,
de São Paulo.

Quiz

Você sabia que a farinha de trigo ajuda a combater a anemia?Faça o nosso teste e descubra o porquê

Já ouviu falar do glúten?Faça o nosso teste e saiba mais sobre essa substância

Enquete

Como você conheceu o site trigoesaude.com.br? Anúncio em revista Anúncio em sites Anúncio em rádio Google ou outros sites de busca Divulgação na padaria ou mini-mercado Divulgação em embalagens de farinha de trigo, massas ou biscoitos Email marketing Indicação de amigos Outros
Mapa do Site
Abre Copyright © 2012 - Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril,
sob encomenda para a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).